Problemas no fígado…

   Por que é importante cuidar da saúde do fígado?

         Além de ser o único órgão do corpo que se regenera, o fígado se destaca por ser responsável por funções extremamente complexas e importantes para nossa saúde. Suas células são capazes de produzir diariamente 100 gramas de proteínas aproximadamente. O órgão também transforma um composto em algo diferente. Ele pode criar gordura a partir de moléculas de álcool para conseguir uma reserva de energia, o que desenvolve a famosa barriga de chope. O fígado ainda elimina tudo aquilo de que o corpo precisa se livrar: toxinas, microorganismos e células sanguíneas desgastadas que já não funcionam adequadamente.

capa figado

A maior complicação nos casos de enfermidades no fígado é que, no começo dos problemas, o paciente não sente dor na região — normalmente uma queixa de dor no fígado é sintoma de problemas em outro órgão do aparelho digestivo. Um desses males que afetam o órgão é a esteatose, um depósito de gordura que atrapalha o seu trabalho e é um marcador de risco importante para o diabete tipo 2 e a formação de placas que entopem as artérias. E ela se torna mais frequente com a escalada da obesidade. O álcool também contribui para a esteatose e para outro problema grave — a cirrose, uma espécie de cicatriz. Também existem as infecções causadas por vírus capazes de inflamar essa glândula. São as hepatites. Os tipos mais comuns são A, B e C. O primeiro é transmitido pelo contato com outros doentes e por alimentos contaminados — daí a importância de hábitos de higiene. Já os vírus B e C são transmitidos pelo sangue e pelo sexo. Por enquanto, só existe vacina para as hepatites A e B.
             Informe-se sobre possível interação entre remédios. Lembre-se: toda confusão medicamentosa acontece no fígado!!
foto capa2
O fígado é um órgão essencial para o nosso organismo, sua função depurativa é básica para encontrar aquele equilíbrio diário e fazer com que nos sintamos bem. O fígado purifica o sangue, regula o colesterol, o açúcar, os hormônios. E o que dizer do pâncreas, se ele não se encontra bem, se sofre, por exemplo, de alguma inflamação, não podemos digerir os alimentos corretamente, podendo inclusive começar a ter problemas com nosso nível de açúcar. Logo, sempre devemos estar atentos ao seu estado de saúde em geral.

Alimentos naturais e benéficos para o fígado!

Alho

Apenas uma pequena quantidade de alho, tem a capacidade de ativar as enzimas do fígado que ajudam seu corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Laranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a laranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um copo pequeno de suco de laranja recém-espremido aumenta a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias.

Beterraba e Cenoura

Ambos são ótimos alimentos benéficos para o fígado e extremamente ricas em flavonoides e planta-betacaroteno, comer beterraba e cenoura podem ajudar a estimular e melhorar a função hepática em geral.

Chá Verde

Esta bebida é cheio de antioxidantes vegetais conhecidos como catequina. Catequina é um composto conhecido para auxiliar a função hepática. O chá verde não é apenas delicioso, é também uma ótima maneira de melhorar sua dieta em geral. Saiba mais sobre os benefícios para o fígado com chá verde.

Vegetais de folhas verdes

Um dos nossos aliados mais poderosos de limpar o fígado, folhas verdes podem ser comidos crus, cozidos ou sumo. Extremamente alta em clorofilas vegetais, verduras sugar toxinas ambientais do fluxo de sangue. Com sua capacidade distinta de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem limpeza é proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado.

O fígado saudável está associado também a uma boa visão/saúde ocular. Em muitos casos, quando a saúde do fígado está comprometida, não existe a consciência de que têm um problema, porque o fígado quase não apresenta sintomas. No entanto, as condição ocular ou desconforto ocular pode ser um útil no sinal de alerta que você precisa prestar atenção na saúde do fígado.

FotorCreated

Toda vez que ocorre uma agressão aguda ao fígado podem aparecer sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdômen junto às costelas, náuseas, vômitos, urina escura (colúria), fezes mais claras (hipocolia fecal) e olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado. São mais comuns nas hepatites virais agudas (A, B, C, D E), mas também podem aparecer em outras doenças infecciosas gerais, sistêmicas ou agudas que acometem o fígado, como mononucleose, toxoplasmose e infecção por citomegalovírus.

Alguns desses sintomas, como náuseas, icterícia e colúria, também aparecem em hepatite aguda desencadeada por algum medicamento. Por isso deve-se procurar um médico para a realização de exames para a identificação da doença.

A formação de nódulos e de fibrose no fígado caracteriza um quadro de cirrose, doença comumente associada ao consumo desmedido de álcool e a algumas doenças, como a hepatite C e a hepatite B. Num caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas ou mesmo paralisadas.

Inicialmente, a cirrose não dá sinais. Normalmente, o diagnóstico é feito a partir de exames de laboratório e de avaliação clínica de um especialista. Cansaço sem explicação ou rompimento de vasos sanguíneos são alguns sintomas que indicam estágio avançado da doença. Inchaço exagero, especialmente no abdômen, e amarelamento dos olhos e da pele também devem ser analisados.

A reversão da cirrose ainda não se mostrou viável. O tratamento consiste em medidas para evitar o avanço do problema. A cura da cirrose, atualmente, só é possível a partir do transplante de fígado. No que se refere à dieta, é indicado evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha. O consumo de álcool é completamente proibido e as refeições devem ser realizadas sempre em pequenas porções, divididas ao longo do dia.

Se tudo está bem com o seu fígado, ótimo, mas não o deixe de lado. Ele foi programado para viver mais de cem anos. Pense e comece também a cuidar do seu coração e do seu organismo como um todo.

ACIMA DE TUDO SEJA “FELIZ”…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s